fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Placebo effect sizes in homeopathic compared to conventional drugs – a systematic review of randomised controlled trials

Banner_lucas

 

Homeopatia é placebo?

Dr. Lucas Franco Pacheco


 

Na pesquisa realizada pelos autores Nuhn T, Lüdtke R, Geraedts M. e publicada em 2010 na Homeopathy – 99(1): 76-82 com o título: “Placebo effect sizes in homeopathic compared to conventional drugs – a systematic review of randomised controlled trials”, Foi colocada a hipótese de que ensaios clínicos randomizados duplo-cego com placebo-controlado (RCT em inglês) da homeopatia clássica (individualizada), muitas vezes falham porque os efeitos do placebo são substancialmente mais elevados do que na medicina convencional. Portanto, eles compararam o efeito placebo em ensaios clínicos em Homeopatia com os ensaios clínicos com medicamentos convencionais.
Nesta pesquisa, foi realizada uma análise sistemática da literatura sobre os ensaios clínicos randomizados duplo-cego com placebo-controlado em homeopatia clássica. Cada ensaio foi acompanhado de três ensaios clínicos randomizados controlados com placebo, duplo-cegos de medicina convencional (principalmente intervenções farmacológicas) envolvendo o mesmo diagnóstico. Os critérios incluíam a gravidade das queixas, a escolha do parâmetro de resultado, e duração do tratamento.

Leia também: Eficácia da Homeopatia: Estado do Conhecimento Atual

O resultado foi medido como a variação percentual do escore de sintomas desde o início até ao fim do tratamento no grupo placebo. Foram identificados 35 ensaios clínicos randomizados em homeopatia clássica, destes, 10 foram excluídos porque não haviam dados relevantes que poderiam ser extraídos
Os resultados encontrados foram que em 13 pesquisas o efeito placebo nos ensaios homeopáticos eram maiores do que o efeito médio placebo dos ensaios convencionais, e em 12 trabalhos pesquisados o efeito placebo nos ensaios homeopáticos foram menores (P = 0,39). Além disso, nenhuma análise de subgrupo produziu nenhuma diferença significativa.
homeopatia 1

A conclusão dos pesquisadores foi a de que os efeitos do placebo em ensaios clínicos randomizados em homeopatia clássica não pareceu ser maior do que o efeito placebo na medicina convencional.
Este trabalho comprova que o efeito placebo no resultado do tratamento homeopático e alopático em pesquisas é o mesmo, portanto, o argumento de alguns médicos da terapêutica convencional de que a Homeopatia age pelo efeito placebo, cientificamente não é sustentável. Na realidade, tanto a Homeopatia quanto a alopatia tem, comprovadamente, a mesma capacidade de provocar efeito placebo.
Para ler o resumo do artigo, Clique aqui.

 

Autor: Dr. Lucas Franco Pacheco, Médico com título de especialista em Homeopatia pela AMHB-AMB.

site: www.doutorlucashomeopatia.com.br



Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.