fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Ralph Twentyman e o Viscum album

Ralph Twentyman e o Viscum album

Dr Ralph TWENTYMAN - PHOTOTHÈQUE HOMÉOPATHIQUE présentée par Homéopathe  International

Ralph Twentyman faleceu pacificamente em casa pouco antes de seu 96º aniversário.

Ralph Twentyman nasceu em 6 de junho de 1914.

Ele foi membro sênior da equipe médica do Royal London Homoeopathic Hospital (RLHH) por mais de 30 anos até sua aposentadoria em 1979. Para aqueles que nos últimos anos o conheciam como médico, professor, mentor, chefe e colega, essas influências em sua primeira infância, bem como as de seus anos de formação, não serão uma grande surpresa. Nunca esqueceremos o riso em expansão que emana de sua sala de consultoria audível em todo o departamento ambulatorial do porão, suas desafiadoras sessões de ensino e suas imensas contribuições, clínicas e não clínicas, para o desenvolvimento e a sobrevivência do RLHH antes e depois do desastre aéreo de Trident em Staines em 1972.

Ralph ganhou uma bolsa de estudos para Cambridge para estudar medicina. No entanto, uma vez lá, ele ficou tão insatisfeito com a falta de um aspecto humano na medicina e na pesquisa que interrompeu seus estudos e foi para Londres para se tornar um seguidor de Dimitrije Mitrinović, que se tornou seu mentor espiritual. Mitrinović foi secretário do Grupo Nova Europa e mais tarde fundou a Fundação Nova Atlântida. Este grupo de jovens intelectuais estava particularmente interessado em literatura; mitologia; questões sociais e as abordagens psicológicas de Freud, Adler e Jung. Foi Mitrinović quem apresentou Ralph à Antroposofia, ele permaneceu um amigo paterno até sua morte em 1953. Ralph voltou para Cambridge para completar sua formação em medicina. Ele então trabalhou no University College Hospital, em Londres.

Mitrinović apresentou Ralph a Karl König, o fundador das Escolas Camphill, o que levou a uma relação de trabalho e amizade frutíferas. Ralph foi administrador e vice-presidente do movimento Camphill até sua morte. König, por sua vez, o apresentou à Dra. Rita Leroi e ao Dr. Kaelin, que foram pioneiros no uso do viscum no tratamento do câncer (como proposto por Rudolph Steiner) em Arlesheim, Suíça. Para Ralph, isso abriu um mundo totalmente novo de compreensão sobre o ser humano. Tendo lutado muito com a abordagem reducionista da medicina moderna, ele agora encontrou maneiras de responder a perguntas sobre fenômenos psicossomáticos e ganhou uma abordagem para a contribuição antroposófica para a medicina.

Ralph fez um curso de homeopatia na RLHH e foi nomeado Médico Assistente em 1948. No devido tempo, ele foi nomeado Médico Consultor, um cargo que ocupou até sua aposentadoria em 1979. Em 1958, ele foi nomeado editor do British Homeopathic Journal (Atualmente Homeopathy), que ele então manteve por 21 anos até sua aposentadoria. Ele atuou como Presidente da Faculdade de Homeopatia de 1961 a 1964.

Em 1956, ele conheceu o Dr. John Raeside, um colega da RLHH. Eles se tornaram grandes amigos e juntos, apesar de alguma oposição interna de homeopatas mais ‘orientados aos clássicos’, introduziram uma abordagem antroposófica e remédios relacionados ao hospital

Ralph e Grizzy escaparam por pouco da morte em 1972. Eles deveriam participar do Congresso LMHI em Bruxelas com John Raeside e vários homeopatas seniores e colegas da RLHH. No entanto, Grizzy decidiu no último minuto que queria ir para Bruges com Ralph para um curto período de férias antes da conferência, então eles remarcaram seu voo. Quando chegaram à conferência, descobriram que John, seus amigos e colegas haviam morrido no desastre aéreo de Trident em Staines. Não havia sobreviventes. Ralph deu um discurso comovente em memória daqueles que foram mortos (que é reimpresso nesta edição do Journal), mas essa tragédia o afetou profundamente. De fato, esse evento ainda é lembrado por muitos hoje. Três anos depois, Grizzy morreu.

Em 1979, com sua aposentadoria, uma nova fase da vida começou; Ralph e Annelie Raeside, viúva de John, se casaram e se mudaram para Forest Row. Por 15 anos, Ralph deu palestras médicas semanais na Tobias School of Art e em outras instituições antroposóficas do Reino Unido e também deu palestras na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, EUA, Havaí, Japão, Dinamarca e Irlanda. Ele sempre foi acompanhado por Annelie, que deu workshops nos mesmos eventos.

Durante esses anos, ele também escreveu dois livros. “The Science and Art of Healing”, foi uma compilação de artigos publicados anteriormente com algumas novas contribuições, publicada em 1989. Seu segundo livro, “Medicina, Mitologia e Espiritualidade”, publicado em 2004, quando ele tinha 90 anos, trata da doença como um fenômeno humano, em vez de um erro químico ou físico.

Seu estilo de palestra não era roteirizado, espontâneo e repleto de imagens coloridas e alusões clássicas e, às vezes, voos de fantasia. Mesmo quando alguém não concordava com ele, tinha que admirar seu estilo e eloquência e ele causou uma impressão duradoura em todos aqueles que o ouviram falar. Ralph era um pensador muito claro e afiado e a máxima de Rudolph Steiner: “O espírito nunca é sem matéria, a matéria nunca sem espírito” é o lema mais apropriado para sua busca ao longo da vida por conhecimento e compreensão mais profunda.

Até seus últimos dias, Ralph Twentyman permaneceu perspicaiz em discussões e conversas profundas. No dia em que ele faleceu (29 de abril de 2010), por volta da hora do almoço, ele se despediu de sua esposa de forma clara, mas não verbal. Ele queria morrer sozinho. Quando ela voltou para a sala, ele já havia cruzado o limiar.

Ele será lembrado como um antropósofista e homeopata esforçado, mas bem-humorado, bem como um médico excepcional que apelou habilmente para os lados leves e sérios das pessoas e para um grande ser humano a ter conhecido.



Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.