fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Eficácia da Homeopatia: Estado do conhecimento atual

O medicamento homeopático é utilizado em sua forma dinamizada, a partir de 12CH já é ultrapassado o limite de Avogadro, ou seja, já não consta mais matéria da substância original dentro do medicamento. Isso leva os médicos que raciocinam apenas em cima do padrão químico-receptor a não aceitarem o método Homeopático como opção terapêutica.
Homeopatia e Ciência

Porém, a Homeopatia não atua através do efeito químico, mas sim, do efeito energético/dinâmico que causa ao interagir com a força vital do indivíduo. Existem trabalhos científicos que sustem a homeopatia??
A resposta é: sim, existem vários.

O tipo de estudo científico de maior evidência que existe são as meta-análises.

Existem ao menos 7 meta-análises de ensaios clínicos randomizados duplo-cego e placebo controlados que envolvem o estudo da eficácia do medicamento homeopático. Destes, 6 evidenciaram resultados do grupo que recebeu homeopatia significativamente melhores que do que o placebo, 1 resultou em resultado igual ao placebo, sendo este, em que foram feitos somente testes randomizados duplo-cego sem testes observacionais de coorte, sem a possibilidade de ajustar o medicamento.

Considerando que nem sempre o medicamento mais adequado em homeopatia é encontrado na primeira consulta, é necessário que se possibilite a adequação da medicação mais individualizada em cada caso e, para isso, é necessário a troca da medicação homeopática durante o tratamento. Portanto, a pesquisa tem que se adequar à realidade da prática homeopática, com a possibilidade da individualização e troca da medicação durante a pesquisa, as outras 6 meta-análises que respeitaram a peculiaridade da ciência da Homeopatia evidenciaram, todas, resultados favoráveis ao medicamento homeopático.

Em todos os estudos observacionais dos últimos 15 anos, o tratamento homeopático resultou em melhora considerada:

A pesquisa de Witt et al, publicada em 2005 na revista Compl. Therapies in Medicine, Questionou os pacientes se estavam satisfeitos ou não com o tratamento homeopático e sobre os custos do tratamento. Foi um estudo observacional  com 315 adultos e 178 crianças, todos com doenças crônicas, foram utilizados questionários em 0, 6 e 12 meses. Os pacientes tinham que avaliar de 0 a 10 a nota para os dois itens questionados. Foram separados em dois grupos: 1 parte tratada por médico homeopata, outro grupo tratado com medicamentos convencionais. O resultado da pesquisa foi que o grupo tratado com medicamentos homeopáticos (tanto adultos quanto crianças) obtiveram maior satisfação do que os pacientes que utilizaram medicamentos convencionais, enquanto que o custo total foi equivalente nos dois grupos.

Outra pesquisa, publicada pelo Frei et al em 2005, na Eur J Pediatrics, pesquisou se a Homeopatia é ou não efetiva para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, através de um estudo observacional em que foi realizada a seguinte análise: se as crianças conseguiriam voltar para a escola normal. Resultado: em 70 de 83 crianças (84%) foi obtido melhora significativa dos sintomas em mais de 50% (índice que colocam as crianças de volta à escola).

Frass et al, CHEST, 2005, 127:936, publicaram a pequisa realizada em Viena, na Áustria, em que a Homeopatia foi administrada em paciente internados na UTI. Nele, 50 pacientes receberam Kali bi 30 ch a cada 12 horas, em glóbulos (grupo 1) ou placebo (grupo 2). Foram avaliados a quantidade de secreção traqueal no segundo dia após o início do estudo, o tempo para extubação e o tempo de estadia na UTI. Resultado: A quantidade de secreção traqueal no grupo 1 obteve 40% de redução e a média do tempo de extubação no grupo 1 foi de 3 dias, enquanto que no grupo 2 foi de 6 dias e, por último, a duração na UTI foi 4 dias no grupo 1, contra 8 dias no grupo 2.

Outro tema na Homeopatia que intrigam os cientistas é explicar como o medicamento Homeopático funciona. Existem algumas teorias: talvez a mais estudada hoje seja a teoria da formação de Clusters estáveis nas moléculas de água. É sabido que cada molécula de um cluster de água muda sua posição 10 elevado a 11 vezes por segundo, portanto, a água não é um meio de estocagem muito bom. Até agora não foi encontrado cluster estável em molécula de água. Outra hipótese é a presença de um campo de energia não-termal em medicamento homeopático. Alguns cientistas propõem a ideia de incluir a física quântica e utilizar o conceito de interpretação não-local no medicamento homeopático.

Segundo o físico Prof. Stephan Baumgartner, pesquisador do instituto de física de Bern, na suíça, Hahnemann descobriu a força da vida, da mesma forma que existem forças da gravidade, a atração entre o Sol e a Terra, Lua e Terra, igual ao imã que possui um campo de força ao seu redor, o medicamento homeopático atua na força vital, ou a força da vida.

Autor: Dr. Lucas Franco Pacheco, Médico com título de especialista em Homeopatia pela AMHB-AMB.

site: www.doutorlucashomeopatia.com.br


One comment

  1. Vanda Monroe
    6 de março de 2016 at 22:20

    Não sou da área médica, mas mãe de dois filhos curados pela homeopatia. Meu filho mais novo, estava prestes a retirar as amígdalas, após continuadas infecções. Febres altíssimas e uso constante de corticoide e antibióticos que o curavam temporariamente, mas com terríveis efeitos colaterais, até que lhe foi recomendado a cirurgia para retirada das amígdalas. A excelente e prestativa pediatra que sempre cuidou e ainda cuida dele, já não tinha mais recursos, senão encaminha- lo pra um otorrino. Mas, por sorte e por Deus, conheci o Dr. Lucas e coneçamos o tratamento com homeopatia. No começo ficamos inseguros e com medo de estarmos postergando a cirurgia. Mas, o tratamento homeopático foi tão rápido e eficaz, que meu filho não mais repetiu as crises de amigdalites. Está curado! Hoje não tem mais tomado medicamentos alopaticos porque a homeopatia cura tudo que aparece nele. O bom é que sempre pude contar com a atenção da pediatra que cuida dele desde o primeiro dia de vida e do Dr Lucas, que não tenho palavras pra agradecer tamanha generosidade e competência.

    Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.