fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Pesquisa científica: Homeopatia para o tratamento dos sintomas de abstinência de estrogênio em pacientes com câncer de mama

A abordagem homeopática para o tratamento dos sintomas de abstinência de estrogênio em pacientes com câncer de mama, um estudo observacional prospectivo.

Neste artigo científico publicado pelos autores Thompson EA, et al., foi realizada uma investigação da abordagem homeopática para o manejo dos sintomas de abstinência de estrogênio em mulheres com câncer de mama.

Quarenta e cinco pacientes entraram no estudo. Os sintomas mais comuns foram:

Ondas de calor (n = 38)

Perturbação do humor (n = 23)

Doe nas articulações (n = 12)

Fadiga (n = 16).

Outros sintomas incluíram insônia, diminuição da libido, ganho de peso, cistite, secura vaginal e erupções cutâneas.

A intervenção ativa foi um medicamento homeopático individualizado.

Quarenta mulheres (89%) completaram o estudo.

Melhorias significativas nos escores médios de sintomas foram observados durante o período do estudo e para os escores primários do ponto de vista “o efeito na vida diária”.

Outros sintomas além da HF, como fadiga e perturbação do humor, parecem ser ajudados. Melhorias significativas na ansiedade, depressão e qualidade de vida foram demonstradas durante o período do estudo.

Os autores da pesquisa científica concluíram:

A abordagem homeopática parece ser clinicamente útil no manejo dos sintomas de abstinência de estrogênio em mulheres com câncer de mama, independentemente do uso ou não do Tamoxifeno, e melhora a perturbação do humor. Um ensaio controlado por placebo seria o próximo estágio nessa linha de investigação.

Clique aqui para ler o artigo científico na íntegra.

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH – triênio 2018-2020.



Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.