Fale Comigo

Blog Listing

Homeopatia e medicina convencional: um estudo que compara a eficácia.

Homeopatia e medicina convencional: um estudo de resultados que compara a eficácia em um ambiente de atenção primária.

Recentes meta-análises de ensaios clínicos randomizados controlados em homeopatia sugerem que a homeopatia é mais do que uma resposta placebo.

Um estudo multicêntrico, prospectivo, observacional internacional em um cenário médico do mundo real, comparando a eficácia da homeopatia com a medicina convencional.

Nesta pesquisa científica, os autores Riley D et al. compararam a eficácia da homeopatia com medicina convencional na Atenção Primária, em 4 países, para três condições clínicas comumente encontradas.

Resultados

Quatrocentos e cinquenta e seis (456) pacientes foram comparados: 281 receberam homeopatia, 175 receberam medicina convencional. A resposta ao tratamento, medida pelo critério dos resultados primários para os pacientes que receberam homeopatia, foi de 82,6%, para a medicina convencional, de 68%. A melhora em menos de 1 dia e em 1 a 3 dias foi observada em 67,3% do grupo que recebeu homeopatia e em 56,6% daqueles que receberam medicina convencional.

Os eventos adversos para aqueles tratados com a medicina convencional foi de 22,3% versus 7,8% para aqueles tratados com homeopatia.

Setenta e nove por cento (79,0%) dos pacientes tratados com homeopatia estavam muito satisfeitos e 65,1% dos pacientes tratados com medicamentos convencionais estavam muito satisfeitos. Em ambos os grupos de tratamento, 60% dos casos tiveram consultas com duração entre 5 e 15 minutos.

Conclusão

Os autores concluíram que homeopatia parece ser pelo menos tão eficaz quanto a assistência médica convencional.

Clique aqui para ler o artigo científico na íntegra.

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH – triênio 2018-2020.



Deixe um comentário