fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Comportamento Suicida e Transtornos Neuropsiquiátricos Graves Após Terapia com Glicocorticoides

➡️ Pesquisadores do Reino Unido investigaram a incidência e o risco de comportamentos suicidas e distúrbios neuropsiquiátricos graves em pessoas tratadas com glicocorticóides sistêmicos.
.


➡️ No total, 786.868 cursos de glicocorticóides orais foram prescritos para 372.696 pacientes.
.
🆘 Os autores identificaram 109 casos incidentes de suicídio ou tentativa de suicídio e 10.220 casos incidentes de distúrbios neuropsiquiátricos graves nesses pacientes.
.
🆘 A incidência de qualquer um desses resultados foi de 22,2 por 100 pessoas-ano em risco para tratamentos de primeiro curso. Em comparação com pessoas com a mesma doença médica subjacente que não foram tratadas com glicocorticóides, a taxa de risco para suicídio ou tentativa de suicídio em pacientes expostos foi de 6,89; para depressão, 1,83; para mania, 4,35 para os homens mais velhos estavam em maior risco de delírio/confusão/desorientação e mania, enquanto os pacientes mais jovens estavam em maior risco de suicídio ou tentativa de suicídio. Pacientes com histórico prévio de distúrbios neuropsiquiátricos e aqueles tratados com doses mais altas de glicocorticóides estavam em maior risco de desfechos neuropsiquiátricos.
.
✅ Os autores concluíram que os glicocorticóides aumentam o risco de comportamento suicida e distúrbios neuropsiquiátricos.
.
🌱 Educar os pacientes e suas famílias sobre esses eventos adversos e aumentar a conscientização dos médicos sobre sua ocorrência deve facilitar o monitoramento precoce.
.
➡️ A conclusão deste estudo não dá margem para dúvidas: há aumento do risco de distúrbios neuropsiquiátricos, incluindo tentativa de suicídio em pacientes que recebem prescrição de corticoides sistêmicos. Isto é algo que muitos médicos experientes já puderam constatar em suas práticas.
.
🆘 Evitar doses excessivas quando isso não for necessário ou minimizar doses em pacientes com algum distúrbio neuropsiquiátrico parecem ser uma racionalização adequada em face dos dados importantes deste grande estudo de coorte.
.
FONTE: Fardet L, Petersen I, Nazareth I. Suicidal behavior and severe neuropsychiatric disorders following glucocorticoid therapy in primary care. Am J Psychiatry 2012 May 1; 169:491.

Pós graduação em homeopatia da Plenitude Educação



Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.