Medicina Complementar e Integrativa é destaque entre os pediatras na Suíça
Artigo científico publicado em junho de 2019 na Suíça demonstra a prevalência e demanda da homeopatia entre os pediatras Suíços.
Huber Benedikt M. e colaboradores publicara o artigo “Swiss paediatrician survey on complementary medicine”, demonstrando que na Suíça, a medicina complementar (MC) é reconhecida oficialmente no sistema de saúde e praticada principalmente de forma integrativa, em conjunto com a medicina convencional.
Como em outros países, há alta demanda e uso de MC com crianças.
Na pesquisa, 1890 pediatras foram abordados, de todas as partes da Suíça, e 640 responderam à pesquisa (taxa de resposta de 34%). Dois terços dos entrevistados eram do sexo feminino, tinham entre 35 e 55 anos, foram treinados como generalistas em pediatria e trabalharam em uma clínica. Para além dos jovens pediatras em formação, a amostra do estudo foi representativa de todos os pediatras suíços. 23% participaram de treinamento em MC, mais freqüentemente em fitoterapia, homeopatia, acupuntura / medicina tradicional chinesa (MTC) e medicina antroposófica.
65% dos pediatras suíços estavam interessados em cursar especialização em Medicina Complementar.
16% dos pediatras suíços fornecem serviços de Medicina Complementar aos seus pacientes e quase todos os pediatras (97%) são solicitados pelos pacientes ou pais sobre as terapias da Medicina Complementar.
Mais da metade dos pediatras que responderam usam Medicina Complementar para si ou para suas famílias e 42% estavam dispostos a contribuir para a pesquisa pediátrica em Medicina Complementar.
A conclusão dos autores da pesquisa foi que na amostra representativa de pediatras na Suíça, sua atitude pessoal em relação à MC é positiva, enfatizada pelo grande interesse no treinamento de MC, a disposição de contribuir para a pesquisa de MC e uma alta taxa de pediatras que usam MC para si e suas famílias. Em contraste, a porcentagem de pediatras que oferecem CM é atualmente bastante baixa, apesar da forte demanda por CM para crianças.
Este estudo fornece os principais indicadores para o futuro desenvolvimento de medicina complementar e integrativa para crianças na Suíça.
Para ler o artigo científico na íntegra Clique Aqui.