Comparação de Imunoterapia Sublingual Específica com Terapia Homeopática em Crianças com Rinite Alérgica
Neste estudo publicado na prestigiada revista de alto impacto Journal of Allergy and Clinical Immunology buscou comparar a eficácia e a segurança da imunoterapia sublingual específica (SLIT) com a terapia homeopática inespecífica para o tratamento da rinite alérgica intermitente (ARI) e persistente (PAR).
74 crianças (6-14 anos) foram randomizadas em 4 grupos: 30 com PAR, tratadas com SLIT em monoterapia com pólen de grama, ácaro da poeira doméstica ou barata (15) e homeopatia (15) por 12 meses; 37 com RAP tratada com SLIT em monoterapia (19) e homeopatia (18) por 5 meses.
Os tratamentos homeopáticos incluíram Pulmo histaminum, preparado a partir do pulmão de cobaia sacrificada durante choque anafilático; e Apis mellifica a partir de extratos inteiros de abelhas.
RESULTADOS: Ambos os métodos mostraram uma melhora sintomática (T5SS) (p<0,05). A terapia homeopática levou a uma melhora no PRQLQ no PAR em comparação com o grupo SLIT (p<0,05). Testes objetivos não mostraram diferença significativa entre os 2 grupos. Efeitos colaterais locais do SLIT (imunoterapia sublingual específica) foram observados em 3 pacientes.
Os autores da pesquisa concluíram que o SLIT específico foi menos eficaz do que o tratamento homeopático em crianças com rinite alérgica.
FONTE:Filtchev S, Dimov V. Comparison of specific sublingual immunotherapy to homeopathic therapy in children with allergic rhinitis. J Allergy Clin Immunol. 2010;125(21):AB34. doi:10.1016/j.jaci.2009.12.167
.
Quer Fazer Pós-Graduação em Homeopatia, 100% ONLINE?? Clique Aqui.