fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Asma e homeopatia: conhecimento, ciência e cura

.
➡️ HOMEOPATIA É EFICAZ NA CURA DA ASMA??

Sim!! A asma tem cura, e a homeopatia é uma boa opção de tratamento.

.

➡️ ASMA

A asma é uma condição crônica que pode causar inflamação e estreitamento das vias aéreas nos pulmões. Isso dificulta a respiração e pode causar sintomas que incluem falta de ar, tosse e chiado no peito.

➡️ PREVALÊNCIA DA ASMA

A asma é um dos principais problemas de saúde pública para os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Em todo o mundo, estima-se que 300 milhões de pessoas sejam afetadas pela asma brônquica.

.

➡️ A HOMEOPATIA

Pesquisas com pacientes em todo o mundo mostram consistência nas razões pelas quais as pessoas escolhem a medicina homeopática como forma de tratamento.

A insatisfação com os resultados do tratamento convencional e os efeitos adversos dos medicamentos são algumas das razões para a escolha da Homeopatia.

Nos países em desenvolvimento, a relação custo-benefício é um fator importante para optar por esse sistema de medicamentos.

Os medicamentos homeopáticos em altas diluições são seguros e improváveis ​​de provocar reações adversas graves.

A alta aceitabilidade da homeopatia evoca uma maior adesão do paciente, como é evidente nos estudos observacionais e ensaios clínicos realizados até a data em todo o mundo.

.

➡️ CORTICOIDE USO DIÁRIO/CONTÍNUO  É REALMENTE NECESSÁRIO??

De acordo com um importante estudo publicado no New England Journal of Medicine, não houve diferença nas taxas de asma ou respiração matinal entre os indivíduos que usam seus medicamentos a base de corticoide diariamente (contínuo) conforme prescrito e aqueles que os usam de forma intermitente. Este estudo sugere que o uso diário de corticosteróides podem não ser necessários e isso é uma boa notícia, pois esses medicamentos têm alguns efeitos colaterais graves. Esses efeitos colaterais de longo prazo incluem redução de 1 polegada de altura por ano em crianças e perda de densidade óssea mais tarde na vida.

.

➡️ HOMEOPATIA E ASMA

Os medicamentos homeopáticos podem ser uma alternativa viável aos medicamentos esteróides (corticoides) Eles podem ser administrados tanto como um tratamento agudo (na crise) quanto na prevenção e cura do tratamento crônico.

O mais importante é que o tratamento oferecido pelo profissional médico homeopata que trabalha com o paciente como um todo, de forma integral, pode curar completamente a asma.

Lembre-se de que você deve consultar o seu médico antes de tomar qualquer medida para reduzir seus medicamentos para asma.

Ao tratar pacientes com asma, eu sempre espero que mudanças positivas significativas sejam observadas e, em seguida, sugiro junto ao paciente, com decisão compartilhada, uma redução nos medicamentos convencionais (corticoide, bombinha, etc.) sempre de forma cuidadosa, baseada em evidências e na resposta clínica do paciente.

.

➡️ EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS: ASMA E HOMEOPATIA

.

Nesta pesquisa científica, publicada em 2019, foi realizado ensaio clínico duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, avaliando a eficácia da homeopatia individualizada na asma brônquica em adultos.

Este estudo examinou se os cuidados usuais mais a homeopatia individualizada podem produzir efeitos de tratamento significativamente diferentes em comparação aos cuidados usuais mais placebo em adultos que sofrem de asma brônquica.
A conclusão dos pesquisadores foi:

Os pacientes que receberam cuidados usuais e homeopatia individualizada produziu efeito significativamente melhor que O tratamento usual e placebo neste estudo, indicando que a homeopatia parecia superior ao placebo.

.

Neste artigo científico de revisão, publicado em 2015, foi realizado uma pesquisa manual abrangente das publicações do Conselho de medicina referentes à asma para identificar publicações sobre os trabalhos de pesquisa, incluindo os CCRH Quarterly Bulletins (1982 a 2005), a série de estudos de pesquisas clínicas e o Indian Journal of Research in Homeopathy (IJRH).

A pesquisa relevante foi categorizada por tipo de estudo e avaliada de acordo com o desenho do estudo, com seus resultados clínicos.

.
Resultados: 20 publicações pertencentes à asma foram encontradas e 10 foram selecionadas, consistindo em estudos observacionais e estudos orientados a medicamentos.

.
Conclusão: Foram relatados resultados positivos no controle de episódios agudos de asma, reduzindo a frequência e intensidade de episódios subsequentes e o desmame de broncodilatadores e outras drogas.

.

➡️ ESTUDOS CIENTÍFICOS ENCONTRADOS NA REVISÃO:

.

➡️ Estudos observacionais conduzidos na Unidade de Pesquisa Clínica, Bombaim: (compilação de 3 estudos):

.

O Arsenicum iodatum foi considerado útil na asma atópica e não atópica e em ataques agudos de asma. Tuberculinum tem uma relação complementar com Arsenicum iodatum e melhora a ação deste último se administrado como um remédio intercorrente, como é evidente nos 74 casos prescritos.
Melhoria significativa (> 75%) foi observada em 82,6% dos pacientes, melhora moderada (50-75%) em 8,7% dos pacientes e melhora leve (25%) em 8,7% dos pacientes.

Em outro estudo realizado pelo mesmo instituto em 207 pacientes, a sintomatologia do arsênico alb./Iod, Kali carb . e sulfato de Natrum. foi verificado como citado na Materia Medica, com novos sintomas adicionados como prova de sintomas nesses pacientes. O mesmo instituto também conduziu um estudo em 107 pacientes que exibem o papel do álbum Arsênico nos estudos de asma brônquica (Bhatia, Anil R, Amar K, Kothari SR. Papel do iodato de arsênico durante o ataque agudo de asma: CCRH Quarterly Bulletin 1982; 4: 21-2.).

.

➡️ Estudo de 413 casos de asma brônquica tratados com homeopatia:

Esta pesquisa científica concluiu com 273 casos de asma extrínseca e 140 casos de asma intrínseca. Os remédios, incluindo Arsênicum, Kali carb, Pulsatilla, Carbo veg, Nux vomica, Natrum sulf, Hepar sulf, Spongia, Blata eram os mais necessários e também controlavam efetivamente os paroxismos agudos da asma.

.

⛔As informações deste texto e o conteúdo desta página tem caráter exclusivo de informações geral sobre saúde e não substituem a consulta com médico, diagnósticos ou tratamentos.

.

Siga no Instagram

dr.lucashomeopatia

fique sempre atualizado

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH – triênio 2018-2020.


4 comments

  1. Edilson Vaz Gadelha
    4 de abril de 2020 at 01:35

    Ola Dr. Boa noite, quando eu era adolescente eu sofria com asma, e fui curado com meficamentos da homeopatia, eu não lembro mais do nome, eu so sei eras dois tubos com umas pilulas bem pequena, agora minha filha sofre com o mesmo problemas, e eu não encontro nem um medicamento pra curar, o sr. Tem alguma sugestão

    Reply
  2. Aparecida Marilde Benato
    3 de janeiro de 2021 at 13:28

    Bom dia tenho 59 anos sofri muito com asma e bronquite até 16 anos. Depois melhorei imaginei q nunca mais voltaria más de uns 8 anos pra ca estou sofrendo muito com este poblema faço uso de bombinhas e corticóide sei q ñ é bom más ñ tem outro jeito gostaria de fazer uso de homeopatia teria como me ajudar Dr. Gosto muito de homeopatia minha mãe fazia muito uso dela

    Reply
  3. Suzy Riccio
    23 de julho de 2021 at 04:06

    Trato a minha asma com tuberculinum 200C. Mas comecei com uma dinamização mais baixa 30C. Uso ha mais de 20 anos nunca mais tive asma. Quando ela que se manifestar. Faço uso do tuberculinum.

    Reply
  4. Robercleiton Santos Silva de Jesus
    16 de outubro de 2022 at 05:06

    Eu tomei homeopatia na infância e nunca mais tive asma.
    Minha prima que nunca tomou, toma bombinha até hoje.

    Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.