Antiácidos aumentam risco de alergias
Na pesquisa publicada dia 30 de julho de 2019 no periódico Nature communications, os pesquisadores Jordakieva G. e colaboradores, foi pesquisado que a supressão do ácido gástrico promove a alergia em experimentos com animais e estudos observacionais em humanos, mas que o fato de os inibidores do ácido gástrico aumentarem a incidência de alergia em nível populacional ainda não estava estabelecido.
Os autores tiveram como objetivo avaliar o uso de medicação antialérgica após a prescrição de inibidores de ácido gástrico.
Foi analisado dados de registros de planos de saúde cobrindo 97% da população austríaca entre 2009 e 2013 sobre prescrições de inibidores de ácido gástrico, drogas antialérgicas ou outras drogas comumente prescritas (modificadoras de lipídios e anti-hipertensivas) como controle.
RESULTADOS
Ficou evidenciado que as razões de taxa para anti-alérgico após prescrição de drogas inibidoras de ácido gástrico são 1,96 (95% CI: 1,95-1,97) e 3,07 (IC 95%: 2,89-3,27) em um conjunto de dados austríaco geral e regional.
Esses achados foram mais proeminentes em mulheres e ocorrem para todas as substâncias inibidoras de ácido gástrico avaliadas.
Os índices de taxa aumentam de 1,47 (95% CI: 1,45-1,49) em indivíduos <20 anos, para 5,20 (IC95%: 5,15-5,25) em> 60 anos de idade.
Todas as classes de drogas inibidoras de ácido analisadas (PPI, sucralfato, antagonistas dos receptores H2, prostaglandina E2) se correlacionaram com o aumento das taxas de prescrição de medicação anti-alérgica, o mecanismo parece ser baseado na modulação do pH gástrico em geral do que em uma droga específica. modo específico de ação.
Os cientistas acreditam que a elevação do pH gástrico causada pelo antiácido dificulta a degradação de proteínas. Isso faz com que esses nutrientes, normalmente inofensivos, persistam no intestino durante o trânsito gastrointestinal, elevando seu potencial alergênico.
CONCLUSÃO
Os autores da pesquisa concluíram que ficou evidenciado uma relação epidemiológica entre a supressão ácida gástrica e o desenvolvimento de sintomas alérgicos.