Ensaios Clínicos Controlados Avaliando o Tratamento Homeopático de Pessoas com Vírus da Imunodeficiência Humana ou Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
As informações dos textos e o conteúdo desta página tem caráter exclusivo de informações geral sobre saúde e não substituem a consulta com médico, diagnósticos ou tratamentos.
.
➡️ Um total de cinco ensaios clínicos controlados foram identificados.
.
➡️ Um estudo duplo-cego e controlado por placebo foi realizado em 50 indivíduos HIV-positivos assintomáticos (estágio II) e 50 indivíduos com linfadenopatia generalizada persistente (estágio III) nos quais foi fornecido tratamento homeopático individualizado de terapia única.
.
➡️ Dois estudos randomizados duplo-cegos e controlados por placebo foram conduzidos com um total de 77 pessoas com AIDS que usaram apenas terapias naturais durante um período de 8 a 16 semanas.
.
➡️ Dois outros estudos foram realizados durante um período de 2,5 anos com 27 assuntos em um formato aberto.
.
➡️ Os estudos foram realizados em Mumbai, Califórnia, Oregon, Arizona, Havaí, Nova York e Washington.
.
➡️ Resultados: O primeiro estudo não encontrou melhora estatisticamente significativa nos linfócitos T CD4, mas encontrou resultados estatisticamente significativos de pré e pós-teste em indivíduos com AIDS estágio III, em CD4 (p = 0,008) e em contagens de CD8 (p = 0,04). O segundo grupo de estudos encontrou benefícios físicos, imunológicos, neurológicos, metabólicos e de qualidade de vida específicos, incluindo melhorias nas contagens e funções de linfócitos e reduções nas cargas virais do HIV.
.
➡️ Conclusões: Como resultado do crescente número de pessoas com infecção por HIV resistente a medicamentos que fazem interrupções de tratamento estruturado, a medicina homeopática pode desempenhar um papel útil como adjuvante e/ou terapia alternativa.
.
➡️ FONTE: Ullman D. Controlled clinical trials evaluating the homeopathic treatment of people with human immunodeficiency virus or acquired immune deficiency syndrome. J Altern Complement Med. 2003 Feb;9(1):133-41. doi: 10.1089/107555303321223008. PMID: 12676041.
.