fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Comparação de Imunoterapia Sublingual Específica com Terapia Homeopática em Crianças com Rinite Alérgica

Neste estudo publicado na prestigiada revista   de alto impacto Journal of Allergy and Clinical Immunology buscou comparar a eficácia e a segurança da imunoterapia sublingual específica (SLIT) com a terapia homeopática inespecífica para o tratamento da rinite alérgica intermitente (ARI) e persistente (PAR).

74 crianças (6-14 anos) foram randomizadas em 4 grupos: 30 com PAR, tratadas com SLIT em monoterapia com pólen de grama, ácaro da poeira doméstica ou barata (15) e homeopatia (15) por 12 meses; 37 com RAP tratada com SLIT em monoterapia (19) e homeopatia (18) por 5 meses.

Os tratamentos homeopáticos incluíram Pulmo histaminum, preparado a partir do pulmão de cobaia sacrificada durante choque anafilático; e Apis mellifica a partir de extratos inteiros de abelhas.

RESULTADOS: Ambos os métodos mostraram uma melhora sintomática (T5SS) (p<0,05). A terapia homeopática levou a uma melhora no PRQLQ no PAR em comparação com o grupo SLIT (p<0,05). Testes objetivos não mostraram diferença significativa entre os 2 grupos. Efeitos colaterais locais do SLIT (imunoterapia sublingual específica) foram observados em 3 pacientes.

Os autores da pesquisa concluíram que o SLIT específico foi menos eficaz do que o tratamento homeopático em crianças com rinite alérgica.

FONTE:Filtchev S, Dimov V. Comparison of specific sublingual immunotherapy to homeopathic therapy in children with allergic rhinitis. J Allergy Clin Immunol. 2010;125(21):AB34. doi:10.1016/j.jaci.2009.12.167

.

Quer Fazer Pós-Graduação em Homeopatia, 100% ONLINE?? Clique Aqui.

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da pós graduação de fitoterapia e plantas medicinais da EEC HC FMUSP – Universidade de São Paulo, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor e Professor da Associação Paulista de Homeopatia – APH. Presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira Jovem.

 

 



Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.