Efeitos adversos em homeopatia. Uma revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais
Em recente pesquisa científica realizada em conjunto pelo Centro Nacional de Pesquisa em Medicina Complementar e Alternativa (NAFKAM), da Universidade Ártica da Noruega, e o Centro de Medicina Chinesa Baseada em Evidências, Universidade de Medicina Chinesa e Farmacologia de Pequim, na China, publicada 2020, os autores Trini Stub e colaboradores buscaram identificar a incidência de efeitos adversos em homeopatia em comparação com a medicina convencional ou outras terapias complementares.
.
Um total de 1.169 estudos foram identificados, 41 foram incluídos nesta revisão.
.
Os pesquisadores ressaltaram que quase todas as intervenções de saúde têm o potencial de estar associadas a riscos ou efeitos adversos.
.
Os resultados da metanálise evidenciaram que os efeitos adversos foram relatados com mais freqüência em pacientes que usam a medicina convencional ou outras terapias complementares em comparação com a homeopatia.
.
Os autores concluíram que a homeopatia, incluindo tudo o que um homeopata faz na consulta, é uma modalidade segura:
“Esta meta-análise revelou que a proporção de pacientes que experimentaram efeitos adversos foi significativamente maior quando receberam medicamentos convencionais e ervas, em comparação com pacientes que receberam homeopatia.“
FONTE: Stub T, Kristoffersen AE, Overvåg G, Jong MC, Musial F, Liu J. Adverse effects in homeopathy. A systematic review and meta-analysis of observational studies. Explore (NY). 2020 Nov 28:S1550-8307(20)30379-7.