fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Drosera rotundifolia homeopática induz mudanças na expressão gênica em células epiteliais brônquicas humanas

✅Drosera rotundifolia homeopática em baixa dose induz mudanças na expressão gênica em células epiteliais brônquicas humanas 16HBE.
.


➡️Publicado 27/1/21 na prestigiosa Nature. Nossos colegas pesquisadores italianos Fabio Arruda-Silva, Paolo Bellavite e Marta Marzotto estão de parabéns!
.
➡️Drosera rotundifolia 3x homeopática não prejudicou a viabilidade celular e demonstrou ser um estimulante das funções celulares ao regular a expressão de dezenas de genes após 3 horas, e os efeitos foram amplificados após 6 horas de tratamento.
.
➡️Os principais genes expressos diferencialmente codificam ligantes do receptor do fator de crescimento epitelial, proteínas envolvidas na desintoxicação xenobiótica e citocinas, sugerindo que Drosera rotundifolia 3× pode estimular os sistemas de autorreparação, prejudicados nas doenças das vias aéreas.
.
➡️Além disso, Drosera rotundifolia homeopática atua em um conjunto complexo e multifacetado de genes e pode potencialmente afetar diferentes camadas da mucosa brônquica.
.
➡️Este estudo mostra que um extrato de ervas diluído usado em uma farmacopéia homeopática tradicional pode induzir uma mudança na expressão de mRNA que pode ser medida de forma confiável e reprodutível.
.

Gráfico ilustrativo resumindo os efeitos potenciais de D. rotundifolia 3 × nas células epiteliais brônquicas. A presença de D. rotundifolia 3 × induz a expressão de fatores de crescimento epidérmico (AREG, EREG e EPGN), levando ao crescimento / reparo de células epiteliais brônquicas e de outras células do meio brônquico. Esses genes, que se ligam ao EGFR para realizar suas funções, são regulados por ERFFI1, que por sua vez é regulado negativamente por D. rotundifolia 3 × nas primeiras 3 h. O CYP1B1 é altamente expresso e está relacionado ao metabolismo dos xenobióticos e pode estar envolvido na regulação da angiogênese. Além disso, citocinas inflamatórias (IL-1α e IL-6) e quimiocinas (CXCL1, CXCL2 e CXCL8) são induzidas por D. rotundifolia 3 × e podem desencadear inflamação leve, aumentando a quimiotaxia e angiogênese, ajudando o sistema no combate a infecções

.

➡️FONTE: Arruda-Silva F, Bellavite P, Marzotto M. Low-dose Drosera rotundifolia induces gene expression changes in 16HBE human bronchial epithelial cells. Sci Rep. 2021 Jan 27;11(1):2356.

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da pós graduação de fitoterapia e plantas medicinais da EEC HC FMUSP – Universidade de Sã Paulo, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH.



Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.