Alemanha, Suiça e Luxemburgo mantêm o status dos medicamentos homeopáticos
O ministro da saúde alemão, Jens Spahn, anunciou que os medicamentos homeopáticos continuarão sendo reembolsados pelas empresas de seguro de saúde. Ao fazê-lo, ele põe fim ao debate que vem ocorrendo na Alemanha há meses.
O ministro explicou que a força do debate foi desproporcional aos fatos – o custo de tais produtos (20 milhões de euros) é insignificante em relação ao custo total dos medicamentos na Alemanha como um todo (40 bilhões de euros). Ele explicou sua decisão como uma escolha entre uma discussão emocional que arriscava perturbar muitas pessoas ou, dada a ordem de grandeza, aceitar o status quo e evitar todo o barulho. Sua decisão é deixar as coisas como estão.
Na Alemanha 70% das empresas estatutárias de seguros de saúde respondem à escolha de seus pacientes, oferecendo a opção adicional de reembolsar os custos do tratamento para terapia de medicamentos homeopáticos.
Ao tomar essa decisão, a Alemanha se une ao Luxemburgo, cujo ministro da Saúde, Étienne Schneider e seu colega, ministro da Previdência Social, Romain Schneider, confirmaram recentemente que o Luxemburgo irá manter o financiamento estatal de reembolso da terapia homeopática.
Na Suíça a Homeopatia passa a ser tratada em pé de igualdade com outras disciplinas médicas
Em 2016 na Suíça, a homeopatia foi elevada à mesma categoria que a medicina convencional e seu reembolso passou a ser inteiramente coberto pelo seguro de saúde obrigatório, além de passar a ser inserido nas escolas médicas.
One comment
Dr. Lucas, porque esse atraso aqui no Brasil, onde a Homeopatia não entra nem como disciplina optativa, já que na comunidade médica é aceita desde 1980 ?