fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Medicamento homeopático modifica a expressão gênica em células humanas

Pesquisa científica publicada por Bigagli E, et al., em 2014, analisou a expressão genética de células RWPE-1 (células epiteliais da próstata) quando expostas ao medicamento homeopático Apis mellifica na Tintura Mãe – TM a nas potências 3C, 5C e 7C por 24 horas.

Apis mellifica é um remédio muito conhecido para homeopatas e é feito a partir da abelha, incluindo o veneno.

Este remédio é comumente usado para muitas apresentações diferentes de alergia,  edema, vermelhidão, dor e inflamação.

Os pesquisadores analisaram a expressão de genes envolvidos na expressão de citocinas, processos inflamatórios, respostas antioxidantes e degradação de proteases.

Não só encontraram efeitos claros, mas também viram diferentes efeitos da tintura-mãe versus diluições potencializadas.

Por exemplo, a tintura-mãe aumentou a expressão do gene IL1b, que codifica uma potente citocina pró-inflamatória, enquanto os remédios potenciados reduziram a expressão do mesmo gene.

Segundo os autores da pesquisa, Apis mellifica TM e suas diluições dinamizadas 3C, 5C, 7C modularam centenas de genes; usando análise de agrupamento, observaram grupos de genes regulados para cima ou para baixo com perfis de expressão semelhantes entre os tratamentos; Outros genes apresentaram perfis de regulação opostos em baixas e altas diluições de Apis mellifica, sugerindo uma resposta hormética.

Em particular, os genes envolvidos na expressão de citocinas, processos inflamatórios, respostas antioxidantes e degradação do proteassoma foram diferencialmente, e às vezes expressos de forma divergente pelas diluições da TM ou Apis mellifica 3C, 5C e 7C. Estes dados foram confirmados por análises de RT-PCR em 5 genes candidatos selecionados (IL1β, CD46, ATF1, UBE2Q2 e MT1X).

Os autores concluíram que Apis mellifica TM modifica a expressão gênica em células humanas e tem efeitos inibitórios sobre processos regulatórios de inflamação; além disso, diluições dinâmicas extremamente diluídas (3C, 5C e 7C) ainda exercem efeitos significativos sobre os genes envolvidos na inflamação e no estresse oxidativo.

Para ler o artigo científico na íntegra Clique aqui.

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH – triênio 2018-2020.


5 comments

  1. Valéria
    22 de junho de 2019 at 00:04

    Gostaria muito de receber informações a respeito da Homeopatia.

    Reply
  2. Cileuza
    24 de junho de 2019 at 16:02

    Olá, a Homeopatia é um tipo de terapia que trata do ser humano por inteiro. Os medicamentos tradicionais são maravilhosos para nos tirar de crises, porém o problema sempre acaba voltando, porque o tratamento não trata a causa…aí entra a Homeopatia, ela trata o ser humano por inteiro e mão de forma fragmentada.

    Reply
  3. Janette
    1 de junho de 2021 at 18:26

    Usei a homeopatia quase quarenta anos. Por conta de uma infecção fui a um alopata. Esta custando caro . Não e financeiro são os efeitos colaterais!

    Reply
  4. Aparecida de Carvalho Nogueira
    15 de outubro de 2021 at 02:14

    Muito importante esta informação que traz grandes estudos
    Parabéns pelo trabalho

    Reply
  5. Pedro Honório Miranda
    5 de novembro de 2021 at 12:47

    Trabalhei em farmácia durante 45 anos. Sempre ignorei tratamentos homeopáticos por acreditar em efeitos psicológicos. Optei em fazer tratamentos homeopáticos em gados para eliminar Barnes. Carapatos. Verminose. Em fecundação de vacas em incriminação. Os resultados foram ótimos. Me fez acreditar na homeopatia. Em 1982 comecei acreditar nos fitoterapicos

    Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.