Medicamentos homeopáticos para prevenção de influenza e infecções agudas do trato respiratório em crianças: ensaio clínico randomizado, cego e controlado por placebo
Pesquisadores da UFRJ, Instituto Roberto Costa e da Fundação Oswaldo cruz, realizaram um ensaio clínico cego, randomizado, controlado por placebo com 600 crianças que evidênciou uma diminuição do número de episódios sintomáticos de gripe e infecção respiratória aguda nas crianças que utilizaram medicamentos homeopáticos.
Nesta pesquisa científica foram selecionadas 600 crianças de 1 a 5 anos de idade.
Os pesquisadores encontraram que das 600 crianças recrutadas, 445 (74,17%) completaram o estudo (149: Homeopathic complex; 151: Placebo; 145: InfluBio). O número de episódios sintomáticos de gripe e infecção respiratória aguda detectados neste ensaio clínico foi baixo; no entanto, foi diferente entre os grupos homeopáticos e placebo (p <0,001). No primeiro ano pós-intervenção, 46/151 (30,5%) das crianças do grupo placebo desenvolveram três ou mais episódios de gripe e infecção respiratória aguda, enquanto não houve nenhum episódio no grupo de 149 crianças que usaram o Complexo Homeopático, e apenas 1 episódio no grupo de 145 (1%) crianças que receberam InfluBio.
Os autores da pesquisa concluíram que o uso de medicamentos homeopáticos minimizou o número de episódios sintomáticos de gripe e infecção respiratória aguda em crianças.
Este é mais um ensaio clínico de qualidade, pragmático, realizado em instituições sérias por pesquisadores competentes e que evidencia de forma clara a eficácia da homeopatia contra gripe e infecção respiratória aguda.
Para ler o artigo na íntegra Clique aqui.