Banner_lucas

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco

A Homeopatia: Especialidade Médica

A Homeopatia é uma especialidade médica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina - CFM.

Possui uma função paradigmática de recuperação da individualidade, autonomia e participação ativa daquele que busca ajuda, integrando o paciente com seu mundo, com existência compartilhada de poder entre o médico e o paciente, equilíbrio entre o objetivo e o subjetivo, um encontro entre corpo, mente e espírito, com recusa do mercantilismo, medicalização excessiva, iatrogenia e o reducionismo da pessoa a um simples caso de doença. A Homeopatia se apresenta como um caminho para esta transformação, a mudança do arcabouço conceitual da medicina, para um novo paradigma, baseado no Holístico, integral, vitalista, com enfoque na Pessoa que busca um cuidado, praticando o conceito de Prevenção Quaternária através da cura pelo semelhante.

A Homeopatia se baseia no princípio da cura pelo semelhante.

Em 1796, o médico alemão Dr. Samuel Hahnemann fundamentou a Homeopatia apoiando-se na observação experimental que vinha realizando desde 1790, concluindo que 'toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas numa pessoa doente', ou seja, é um tratamento através de substâncias que causam sintomas “semelhantes” aos da doença a ser tratada.

A Homeopatia é um sistema científico bem definido, com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação farmacológica dos medicamentos em indivíduos humanos (sadios), reproduzida ao longo dos séculos.

O médico homeopata tem como finalidade encontrar um medicamento que estimule organismo a reagir, fazendo com que o indivíduo caminhe em direção à cura.

Na compreensão homeopática do processo saúde-doença, a verdadeira cura não significa o simples desaparecimento dos sintomas, mas sim, que a pessoa tenha atingido um ótimo processo de equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual, que o leva a um estado de perfeitas sensações e funções, assim como nos ensinou Dr. Samuel Hahnemann:

Dr. Samuel Hahnemann

Dr. Samuel Hahnemann

“No estado de saúde, a força vital imaterial, que dinamicamente anima o corpo material, reina com poder ilimitado e mantém todas as suas partes em admirável atividade harmônica, nas suas sensações e funções, de maneira que o espírito dotado de razão que reside em nós possa livremente dispor desse instrumento vivo e são para atender aos mais altos fins de nossa existência”. (Dr. Samuel Hahnemann, Organon da arte de curar, § 9).

 

Homeopatia é Ciência

—Homeopatia, ciência e pesquisa estão interligadas desde 1790 quando Dr. Samuel Hahnemann estuda a descrição do médico Escocês Dr. Cullen sobre os sintomas decorrentes da ingestão de Cinchona ou China officinalis e resolve comprovar o fato, experimentando-a em si mesmo e depois em grupos de indivíduos sadios. A Homeopatia tem um arcabouço conceitual baseado totalmente em evidência experimental.

A Homeopatia nasceu da investigação e isso confere a esta especialidade médica substancial fundamentação científica.

—Em 1790, o médico alemão Dr. Samuel Hahnemann, que havia rompido com o empirismo da terapêutica corrente, projeta-se à frente de seu tempo, introduzindo o conceito da experimentação em Medicina.

—Tornou-se o introdutor e difusor da experimentação e da pesquisa científica na Medicina, cinqüenta anos antes de Claude Bernard.

—É evidente o pioneirismo do Dr. Samuel Hahnemann também quanto à metodologia científica, pois podemos constar material e casuística, métodos adequados e rigorosamente descritos, uma população bem definida para o estudo, condições adequadas para o experimentador, e adoção de critérios de exclusão, além de determinar as doses e técnicas de preparação, além de um rigor na coleta de dados.

—Dr. Samuel Hahnemann praticou com brilhantismo e pioneirismo, nos séculos 18 e 19, o que hoje denominamos de pesquisa transitando em todas as suas fases: pura, aplicada, científica e descritiva.

Autor: Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco - Médico homeopata com título de especialista pela AMHB e AMB, Prof. de Atenção Primária à Saúde - APS da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre-MG.

Site: www.doutorlucashomeopatia.com.br

 

 

Untitled-1

SEGURO

 

natural

NATURAL

 

alternativo

HOLÍSTICO

 

eficiente

EFICIENTE