fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

90% dos recibos de compra são feitos com o chamado ‘papel térmico’ e contêm bisfenol-A (BPA), um disruptor endócrino


🆘90% dos recibos de compra nos quais a tinta é apagada ao longo do tempo são feitos com o chamado ‘papel térmico’ e contêm bisfenol-A (BPA), um disruptor endócrino conhecido que altera o equilíbrio hormonal em pessoas expostas e leva a doenças hormonais, como malformações geniturinárias, infertilidade, obesidade e câncer de mama.
.
➡️Isso é revelado por um estudo liderado pela Universidade de Granada (UGR), no qual participam especialistas do Instituto de Pesquisa Biosanitária de Granada (ibs. GRANADA), do Hospital Universitário San Cecilio de Granada, da Université Paris Descartes, do Hospital Necker Enfants. Malades de Paris (França) e a Escola Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Brasil).
.
➡️ Para isso, eles estudaram 112 recibos de papel térmico do Brasil, Espanha e França. “Para o usuário, eles são fáceis de identificar, pois são recibos que perdem o que é impresso ao longo do tempo e quando você devolve as calças que comprou, o atendente diz que nada é visível”, explica Olea. “Muitas vezes, tudo o que você encontra é um pó branco fino que sai quando você o tira da carteira ou da bolsa. O BPA é precisamente aquele pó branco que mancha seus dedos.”
.
➡️ Neste estudo, mais de 90% das receitas coletadas no Brasil e na Espanha possuem BPA e a atividade biológica de caráter hormonal antiandrogênico está presente em todas as que contêm BPA. No entanto, apenas metade das receitas da França possui, confirmando que o governo francês tomou medidas desde 2014 para reduzir o composto em papel térmico, com o objetivo de proteger a população.
.
Referencia bibliográfica:
➡️Molina-Molina JM, Jiménez-Díaz I, Fernández MF, Rodríguez-Carrillo A, Peinado FM, Mustieles V, Barouki R, Piccoli C, Olea N, Freire C. Determination of bisphenol A and bisphenol S concentrations and assessment of estrogen- and anti-androgen-like activities in thermal paper receipts from Brazil, France, and Spain. Environmental Research. Volume 170, March 2019, Pages 406-415
.
✍🏻Dr. Lucas Franco Pacheco
Médico homeopata – CRM SP 159527 RQE 60.624

⛔As informações deste texto e o conteúdo desta página tem caráter exclusivo de informações geral sobre saúde e não substituem a consulta com médico, diagnósticos ou tratamentos. 

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH – triênio 2018-2020.


One comment

  1. Marisa Assunta Fantin Ribeiro
    30 de março de 2020 at 10:46

    Conheci agora, por esse instrumento tecnológico, seu excelente trabalho em Homeopatia.
    Sou de SC, Fpolis, Tb homeopata há 33anos, professora e uma das fundadoras curso Ho daqui, e estamos fazendo um Protocolo Par atuar nessa Pandemia com Homeopatia. Por favor se possível vamos juntar nossas forças ara esse projeto, juntamente com AMHB.
    GRATA,

    Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.