fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Artigo científico demonstra homeopatia e medicina complementar no sistema de saúde pública da Itália

Artigo científico demonstra a Integração da Homeopatia e Medicina Complementar no Sistema de Saúde Pública da Toscana (Itália) e a Experiência da Clínica Homeopática do Hospital de Lucca.

Foi publicado o artigo científico, em 2018, demonstrando que os programas de saúde da região da Toscana (Itália) iniciaram o processo de integração de alguns tipos de medicina complementar (MC), incluindo a homeopatia, iniciada em 1996. A Clínica Homeopática de Lucca foi inaugurada em 1998, seguida da Clínica Homeopática para Mulheres em 2003, e a Clínica para MC e Dieta em Oncologia em 2013.
Os pesquisadores realizaram um estudo longitudinal observacional em 5.877 pacientes (3.937 na clínica geral, 1.606 na clínica de mulheres e 334 em oncologia) foram consecutivamente examinados de 2003 a 2016.

San Lucca Hospital – Toscana, Itália

Os autores do artigo encontraram que comparando as condições clínicas antes e após o tratamento homeopático, observou-se melhora em 88,8% dos pacientes de medicina geral com seguimento (45,1%); em particular, 68,1% dos pacientes tiveram uma grande melhoria ou resolução (ORIDL +2, +3, +4) da sua condição. Nas mulheres, obteve-se melhora em 74,1% dos casos e grande melhora em 61,2%. Em pacientes com câncer com tratamento homeopático e integrativo, uma melhora significativa foi observada para todos os sintomas durante a terapia anti-câncer, particularmente para ondas de calor, náusea, depressão, astenia e ansiedade.
A conclusão dos pesquisadores Italianos foi que:
Estes resultados sugerem que a homeopatia pode efetivamente ser integrada com a medicina alopática e que a experiência da Toscana pode fornecer uma referência útil para o desenvolvimento de regulamentos nacionais e europeus sobre o uso de CM e homeopatia em saúde pública.
Para ler o artigo científico na íntegra Clique aqui.
Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH – triênio 2018-2020.


One comment

  1. Mônica
    24 de maio de 2019 at 18:12

    Excelente. parabéns

    Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.