fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Pesquisa científica mostra que homeopatia é benéfica para fibromialgia

Homeopatia no tratamento da fibromialgia – uma revisão abrangente da literatura e meta-análise.

Nesta pesquisa científica publicada em 2014 por Boehm K et al. no Complemento Ther Med, os autores tiveram como objetivo investigar o estado atual da literatura da homeopatia no tratamento da fibromialgia.

Os autores encontraram 10 relatos de casos, 3 estudos observacionais, 1 não-randomizado e 4 ensaios clínicos randomizados (ECR) em homeopatia para fibromialgia.

Meta-análises de CCTs revelaram efeitos da homeopatia na contagem de pontos de concurso (SMD = -0,42, IC 95% -0,78, -0,05, P = 0,03), intensidade da dor (SMD = -0,54, IC 95% -0,97, -0,10; P = 0,02) e fadiga (SMD = -0,47; 95% IC -0,90, -0,05; P = 0,03) em comparação ao placebo.

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que os resultados dos estudos, incluindo metanálises de ensaios controlados, bem como os relatos de casos, definem uma base suficiente para discutir os possíveis benefícios da homeopatia para pacientes que sofrem de síndrome de fibromialgia.

Para ler o artigo científico na íntegra clique aqui.

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH – triênio 2018-2020.


3 comments

  1. Neide Alves dos Santos
    6 de novembro de 2019 at 04:15

    Onde é, no Rio de Janeiro Instituto Hanimaniano?

    Reply
  2. Soraya
    19 de fevereiro de 2020 at 23:44

    Doutor, faço uso do tamoxifeno porque tive câncer de mama. Sofro bastante com os efeitos colaterais do tamoxifeno, o que piora bastante a fibromialgia. Tenho distúrbio de sono e dores frequentes. Já tentei alguns medicamentos (que não têm reação cruzada com o tamoxifeno), mas a situação só complicou porque sou alérgica a várias drogas. Gostaria de tentar a homeopatia para diminuir a fibromialgia. Será que os princípios ativos interferem com o tamoxifeno? Desde já, obrigada.

    Reply
  3. Roberto Martins
    21 de fevereiro de 2020 at 14:17

    Estou maravilhado com você Dr Lucas. Num momento que a homeopatia é atacada por todos os lados em países de tradição homeopática vejo na sua pessoa um baluarte nessa luta. Sou homeopata há 29 anos recentemente tive um estreitamento de forame em L5 que não me permitia caminhar ou ficar em pé. Vi uma reportagem sua sobre solanum malacoxylon e bolei uma formula,em 30 dias estava caminhando normal. Parabéns!!

    Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.