fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Tratamento homeopático da enxaqueca em crianças: resultados de um estudo prospectivo, multicêntrico e observacional

Tratamento homeopático da enxaqueca em crianças: resultados de um estudo prospectivo, multicêntrico e observacional

Neste estudo multicentrico realizado em 12 países em todo o mundo, publicado em 2013 na J Altern Complement Med., objetivou avaliar a eficácia dos medicamentos homeopáticos para a prevenção e tratamento da enxaqueca em crianças.

Cinqüenta e nove (59) médicos treinados na prescrição de medicamentos homeopáticos e 168 crianças, com idade entre 5 e 15 anos, com diagnóstico definitivo ou provável de enxaqueca usando os critérios da International Headache Society 2004 foram os sujeitos deste estudo.

A freqüência, gravidade e duração dos ataques de enxaqueca diminuíram significativamente durante o período de acompanhamento de 3 meses (todos p <0,001). O tratamento preventivo durante esse período consistiu em medicamentos homeopáticos em 98% dos casos.

As crianças passaram significativamente menos tempo fora da escola durante o acompanhamento do que antes da inclusão.

Os medicamentos preventivos mais utilizados foram Ignatia amara (25%; principalmente 9C), Lycopodium clavatum (22%), Natrum muriaticum (21%), Gelsemium (20%) e Pulsatilla (12%; principalmente 15C).

Apenas a homeopatia foi utilizada para o tratamento de crises de enxaqueca em 38% dos casos. Os medicamentos mais utilizados foram Belladonna (32%; principalmente 9C), Ignatia amara (11%; principalmente 15C), Iris versicolor (10%; principalmente 9C), Kalium phosphoricum (10%; principalmente 9C) e Gelsemium (9%). principalmente 15C e 30C).

Os autores da pesquisa, Danno K, et al., concluíram: as evidências demonstraram a eficácia dos medicamentos homeopáticos para a prevenção e tratamento de crises de enxaqueca em crianças. Uma diminuição significativa na frequência, gravidade e duração dos ataques de enxaqueca foi observada e, consequentemente, reduziu o absenteísmo da escola.

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

 

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH – triênio 2018-2020.


One comment

  1. Meu filho tem enxaqueca mam pdg m ptd dawdp
    17 de janeiro de 2022 at 23:50

    Meu filho tem crises frecuentes.

    Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.