fbpx
Fale Comigo

Blog Listing

Homeopatia e Ansiedade: Pesquisa, evidência e eficácia

Muitos paciente procuram um médico homeopata para tratar crises de ansiedade. 

Os transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de pânico e transtorno de estresse pós traumático, são a classe mais comum de transtornos mentais na população em geral, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de doenças (CDC) nos EUA (1).

Os medicamentos geralmente prescritos para estes casos na medicina convencional, os ISRS, por exemplo a Paroxetina e Sertralina, ocupam respectivamente a 7a e 8a posição entre os 10 medicamentos mais prescritos atualmente nos EUA. Infelizmente, essas drogas podem causar efeitos indesejáveis como diminuição do desejo sexual e impotência, anorgasmia (paciente não consegue atingir orgasmo), agressividade, insônia, confusão mental e até aumento da incidência de suicídio (2, 3).

Felizmente essa não é a única opção disponível. A Homeopatia, além de ser uma terapêutica de baixo custo e poucos efeitos colaterais, sua eficácia é demonstrada tanto por artigos científicos de boa qualidade (4, 5) quanto pela satisfação do usuário que se trata com um profissional homeopata bem qualificado.

 

 

Homeopatia  para depressão grave, fobia social ou transtorno de pânico

 

Em 1997, Morrison e colaboradores publicaram um artigo científico (4) demonstrando a eficácia da Homeopatia no tratamento de adultos com depressão grave, fobia social ou transtorno de pânico. Os pacientes foram monitorados utilizando a Escala Clínica Global e Escala Auto-Avaliada SCL-90 e a Brief Social Phobia Scale.

As taxas de resposta  foram de 58%  de melhora de acordo com a Escala Clínica Global e 50% de acordo com o SCL-90 ou a Brief Social Phobia Scale. (4)

 

Homeopatia x Diazepam

Outro estudo mais recente, de 2012, foi avaliada a atividade ansiolítica do medicamento homeopático Pulsatilla nigricans (5). Este estudo foi realizado em camundongos albinos suíços para avaliar a atividade ansiolítica de Pulsatilla e comparar sua atividade com o fármaco ansiolítico padrão, o diazepam.

Tanto o diazepam quanto a Pulsatilla (medicamento homeopático) mostraram atividade ansiolítica significativa no teste EPM e OFT comparado ao controle.

O estudo mostrou um efeito ansiolítico da preparação homeopática de Pulsatilla nigricans comparável ao encontrado com um medicamento padrão (Diazepam).

Conclusão

O uso de homeopatia para ansiedade e pânico tem evidência positiva significativa, é acessível, seguro e sem efeitos colaterais consideráveis. A prescrição cuidadosa realizada por um médico homeopata competente  é a chave para garantir a seleção adequada do medicamento e o acompanhamento do caso. A melhora na qualidade de vida de um paciente tende a ser duradoura e permeia muitos níveis de sua experiência de vida e saúde em geral. O estudo contínuo da homeopatia e seu papel no tratamento da saúde mental é imperativo para o nosso juramento como médicos Hipocráticos de não causar nenhum dano (prevenção quaternária), e ativar o poder intrínseco de cura que reside em cada um de nós.

Referências

  1. Centers for Disease Control and Prevention. CDC Report: Mental Illness Surveillance Among U.S. Adults. Last reviewed December 2, 2013. CDC Web site. 2017. https://www.cdc.gov/mentalhealthsurveillance/index.html.
  2. Anxiety Centre. Anxiety Effects on Society Statistics: Anxiety Disorder Statistics. Last updated July 21, 2018. Anxiety Centre Web site. http://www.anxietycentre.com/anxiety-statistics-information.shtml.
  3. com. Paxil Side Effects. Last reviewed June 7, 2018. Drugs.com Web site. https://www.drugs.com/sfx/paxil-side-effects.html.
  4. Davidson JR, Morrison RM, Shore J, et al. Homeopathic treatment of depression and anxiety. Altern Ther Health Med. 1997;3(1):46-49.
  5. Lakshmipathy Prabhu R 1 , Ruckmani A , Venkatesan D , Madhusudhanan N , Pavithra R . Anxiolytic effect of homeopathic preparation of Pulsatilla nigricans in Swiss albino mice. Homeopathy. 2012 Jul;101(3):171-4. doi: 10.1016/j.homp.2012.05.003.

 

Dr lucas homeopatia

Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco – Médico especialista em Homeopatia pela AMHB – AMB, Professor da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre – UNIVAS.
Diretor da Associação Paulista de Homeopatia – APH – triênio 2018-2020.


20 comments

  1. iolanda
    19 de fevereiro de 2019 at 16:05

    Qual poderia subtituir o clonasepam obrigado ..

    Reply
  2. Angela
    23 de fevereiro de 2019 at 17:47

    Eu tenho 60 anos a uns 15 anos venho tomando alprazolan 1mg.e não consigo mais dormir sem tomar, já tentei fazer o desmame com acompanhamento mas não deo resultado,
    Se puder me ajudar, agradeceria,

    Reply
  3. Antonieta
    27 de fevereiro de 2019 at 01:03

    Há 40 anos estou cuidando de meus problemas com homeopatia.

    Reply
  4. Dircelei de Paula Santos ?
    21 de dezembro de 2019 at 15:51

    Boa tarde!!!
    Por favor o Dr. Pacheco atende em consultório?
    Caso positivo gostaria de saber qual o valor da consulta?
    Agradeço pela atenção.

    Reply
  5. Simone Ribeiro Machado
    5 de julho de 2020 at 00:26

    Boa noite! Preciso saber se homeopatia tratar ansiedade e menopausa

    Reply
  6. Cely Procópio da Rocha
    15 de março de 2021 at 22:31

    Eu tenho 66 anos, fui curarda de uma enchaqueca de 18 anos,sinozite crônica, tratei a menopausa, labirintite. Agora tratando ansiedade. Só tenho q agradecer, a homeopatia.

    Reply
  7. Cintia maria
    26 de março de 2021 at 14:28

    Depois de Deus,
    A Homeupatia ja faz parte na minha vida!! Uma benção.

    Reply
  8. Rosana da Silva Rocha
    28 de março de 2021 at 00:17

    Oi boa noite !!!faço uso da homeopatia pra tratar ansiedade e me sinto bem graças a Deus. Pq a um tempo atrás comecei a fz uso de medicação de farmácia (citalopran/alprazolam/serttalina)e meu quadro só piorou foi uma coisa horrível só Deus e eu sabemos o que passei, então decidi fz uso da homeopatia busquei ajuda médica com esse profissional que me ajudou muito e hj estou bem melhor graças a Jesus.

    Reply
  9. Giovana Alves
    6 de abril de 2021 at 23:56

    Olá! Existe algum homeopático para tratamento de ansiedade e transtornos de pânico? Att.

    Reply
  10. Luiza Rivera
    18 de junho de 2021 at 10:49

    Como posso fazer na consulta sobre ansiedade

    Reply
  11. valquiria dos santos
    22 de junho de 2021 at 17:15

    Como faço para me inscrever no Congresso de Homeopatia em Novembro de 2021.

    Reply
  12. Ligia Caldonazo Cardoso
    22 de julho de 2021 at 19:31

    Gostei muito desse texto. Desde que meus filhos eram pequenos, hoje com 35 e 31 anos, faço uso de homeopatia. Efeitos maravilhosos, com sucesso. Meu filho teve otite severa quando bebe e depois edema de glote aos 3 anos . Resolvi buscar a homeopatia a partir do quadro de otite, porque aos 2 e 3meses a pediatra optou por paracentese duas vezes seguidas, então na 3a. vez discordei e fomos para a homeopatia com muito sucesso. Vários problemas infantis de saúde foram solucionados com a homeopatia. Uso até hoje. Dores de garganta tratadas com sucesso, picadas de abelha, e outras situações. Não sei por que as pessoas são tão resistentes a optar pela homeopatia. Acupuntura é outra prática médica , que preventiva e curativa, é maravilhosa. Gostaria de saber de um tratamento homeopático para deixar de fumar( que talvez esteja aliado a uma ansiedade) para meu filho. Aguardo , grata.

    Reply
  13. Maria Simoes
    29 de agosto de 2021 at 21:20

    Gostaria de saber qual o medicamento e a potência desse pra transtorno de ansiedade generalizada. Agradeço desde de já.

    Reply
  14. Maria Feliciano
    10 de setembro de 2021 at 09:07

    Trato com a homeopatia há 36 anos e depois de Deus tenho muito a agradecer. Trato de depressão, artrose, artrite e 5 hérnias na coluna. Minha família inteira trata com homeopatia.

    Reply
  15. Vera Oliveira
    2 de dezembro de 2021 at 13:31

    Bom dia Dr. Lucas ! Sou adepta da homeopatia desde de sempre . No momento estou sem médico, devido a idade avançada ele nos deixou . Vc teria alguma indicação para a cidade do Rio de Janeiro? Muito obrigado

    Reply
  16. Carmen
    3 de dezembro de 2021 at 11:19

    Pode comprar remédio para depressão e ansiedade homeopáticos sem receita médica. Obrigada. Aguardo resposta.

    Reply
  17. Iara
    9 de fevereiro de 2022 at 22:17

    Depoimento: meu irmao tinha vários pólipos no intestino e por ser asmático não era operável.Fez 3anos de tratamento com homeopatia. Simplesmente os pólipos sumiram!

    Reply
  18. Valéria
    9 de abril de 2022 at 01:56

    Boa noite Iara por favor, com qual médico seu irmão se tratou ? É de São Paulo? Obrigada

    Reply
  19. Sulamita
    13 de maio de 2022 at 22:12

    Olá, por favor,qual o medicamento que ele tomou?
    Obrigada.

    Reply
  20. Maria Mariana Hernandez Wenstein
    15 de julho de 2023 at 00:47

    Gostaria se fosse possível,postasses o nome do remédio e a potência,pois tenho pólipos e algumas fissuras estômago.

    Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.