Fale Comigo

Blog Listing

O processo dinâmico da saúde

Como manter a saúde? Qual a melhor maneira de resgatar a saúde perdida?

Como podemos respeitar nosso organismo para obter maiores benefícios em saúde?Dr lucas homeopatia

Dr. Lucas Franco Pacheco

 

 

Nosso organismo merece ser tratado com carinho e respeito.

O corpo humano foi feito para o movimento. Ao movimentarmos nosso corpo, movimentamos também a mente. A atividade física prazerosa atende não somente ao fortalecimento do corpo, mas também da mente e espírito. Realizar exercícios mantendo frequência cardíaca baixa, facilita a homeostase e a compensação do nosso organismo, assim ganhamos saúde e vitalidade. O ideal durante a realização do exercício físico, é manter-se em consciência de sua corporalidade, de si mesmo e de seus limites, atento sempre na respiração.

É necessário o indivíduo ter autonomia e autoconhecimento, o ato de interiorizar sua atenção ao que seu organismo esta dizendo já é em si um processo terapêutico.

É preciso que você exista em sua agenda, você deve se priorizar. Se você não tem tempo para você no seu dia, então você não existe. Reservar um horário diariamente em sua agenda para você se cuidar, realizar uma atividade física, meditar, é a melhor atitude que você pode ter para começar a cuidar de seu organismo com carinho e respeito.

Cuidar de seu organismo com o devido amor, aumenta sua produtividade, melhora seu humor,  levando a um processo de bem estar e melhorando sua disposição.

Nossa saúde depende de nosso equilíbrio pessoal. Primeiro temos de estar bem, para então podermos ajudar ao próximo, seja na família, no trabalho ou em nossa comunidade. Se não estivermos bem, não poderemos fazer o melhor de nós para os outros.

Devemos nos atentar aos nossos hábitos. Tudo o que realizamos dever ser feito com consciência, com nosso poder de escolha, com atitudes que geram saúde, harmonia e paz, que promovam amor. Assim criamos circuitos cerebrais perante estes estímulos que nos trazem equilíbrio, que passam a se repetir de forma involuntária. Portanto, ter um hábito saudável é questão de escolha.

É necessário o resgate da confiança e da fé em si mesmo. Adotar atitudes de amor, de não-violência, incorporar uma dieta vegetariana, são fatores essenciais para facilitar que o organismo mantenha a saúde em harmonia.

O excesso de trabalho degrada a saúde, está em desacordo com a natureza e leva o organismo a sofrer dano e destruição. A tensão mental constante leva o corpo à destruição. É necessário assumir uma atitude de calma e muitas vezes de indiferença, e mais uma vez afirmo, adotando o princípio de viver primeiro para você, e só após para os outros.

É necessário viver em acordo com nossos mais elevados princípios, que são a paz, pureza, equilíbrio, felicidade e amor. Nós sentimos, pensamos e agimos. Se em algum momento sentirmos uma coisa, pensarmos outra e agirmos de maneira diferente do nosso sentir e pensar, isso gera tensão, e perturba nossa vitalidade, levando o organismo ao adoecimento. Saúde vai além do exercício físico e da alimentação, é primordial nosso sentir estar em harmonia com o pensar, e agirmos de acordo com nossos sentimentos.

Respeitar nossa natureza, nosso ritmo, é uma regra fundamental para obter e resgatar saúde. Existem cada vez mais informações no mundo, vários tipos de dietas, exercícios,  mas a regra geral é sempre lembrar de respeitar nossas origens, quando não existiam alimentos com agrotóxicos, televisores, radiações, medicamentos químicos e tóxicos, produtos refinados, escada rolante, forno de micro-ondas, assim conseguimos ter uma ideia do que devemos evitar.

Não se deixe permitir a fazer o que é contrário ao seu próprio bem estar, a tudo aquilo que vai contra a natureza de seu organismo.

Outro pilar importante para o processo de manutenção de equilíbrio e saúde é a qualidade do sono. O ideal é iniciar o sono entre as 19h e 22 h, dormir em um ambiente totalmente escuro, e acordar sem despertador. Adotar uma rotina de relaxamento, alongamento, praticar meditação e manter uma dieta preferencialmente vegetariana, manter um espírito calmo e moderado, faz você viver de forma mais  tranquila e saudável, além de conquistar uma boa velhice.

A sociedade está completamente perdida e doente, levada por um mercado e um capitalismo materialista que encolhe as pessoas, que estão deste modo desviadas totalmente do sentido da vida, e não conseguem explorar ao máximo o potencial humano. Qual seria então o sentido da vida?

Utilizar o corpo físico, emocional, mental e espiritual, para que através do amor possamos atingir os mais altos fins de nossa existência?

Sim, acredito nisso. Como disse o médico alemão Dr. Samuel Hahnemann:

E teu sangue correrá calmo e serenamente em tuas veias, sem esforço ou agitação.

(…) Para que se preocupar? A alegria da vida lhe é mais importante do que qualquer outra coisa. Com fresco vigor inicia moderadamente teu trabalho e durante tuas refeições nada, nem ebulições de sangue, nem preocupações, nem ansiedade te impeçam de saborear o que o Beneficente Provedor da Vida coloca diante de ti; e assim, um dia se segue a outro em tranquila sucessão, até que, finalmente, com uma idade avançada, chegues ao término de uma vida bem vivida, e repouses serenamente noutro mundo, como neste calmamente viveste.

(…) O sábio não necessita senão de pouco. A energia conservada não precisa ser renovada por remédios

Sentir a beleza da natureza e da vida, ter uma boa relação familiar e social, ter amor ao próximo, em que você tenha um interesse real pelo outro, e pensar: O que posso fazer para melhorar a sociedade? como posso contribuir? Isso é amor, é nesta globalidade que acredito ser possível atingirmos o mais profundo estado de saúde e consciência.

Autor: Dr. Lucas Franco Pacheco, Médico com título de especialista em Homeopatia pela AMHB-AMB.

site: www.doutorlucashomeopatia.com.br

 

 

 


4 comments

  1. Ana Maria
    22 de maio de 2016 at 16:18

    Dr Lucas, continue espalhando saude e consciência. ..tudo voltará emdobro para vc!!!

    Reply
  2. Márcia
    3 de junho de 2016 at 16:23

    Lindas e sábias palavras. Tbem pretendo ter uma vida longa e saudável. Preciso fazer mudanças. Suas orientações são o máximo.

    Reply
  3. Elaine
    11 de setembro de 2016 at 20:21

    Um texto de grande ajuda e sabedoria, importante é a prática!???

    Reply
  4. JUSLENE
    1 de junho de 2017 at 22:54

    DR.LUCAS COMO SEMPRE TEXTO FABULOSO.EU E MINHA MAE SO TEMOS A LHE AGRADECER PELO CUIDADO QUE TEM COM NOSSA SAUDE,NOS ORIENTANDO,NOS DANDO DIREÇAO MAIS LIMPA POSSIVEL PARA MANTERMOS UMA SAUDE SAUDAVEL.OBRIGADA POR TUDO.ABCS

    Reply

Deixe um comentário